Notícias

O futuro começa agora

Biomm em Pauta

Se você sofre com diabetes ou conhece alguém acometido pela doença, sabe que para se manter bem é necessária uma rotina diária de cuidados, que inclui aferição de glicose, aplicação de insulina, medicação em horários definidos, dieta equilibrada e prática de exercícios físicos.

Em um futuro próximo, os indivíduos diabéticos contarão com uma tecnologia especial para realizar boa parte dessas tarefas por meio de canetas inteligentes (Smart Pen). Essa tecnologia servirá para a administração de insulinas e sistemas de infusão, integrados a sensores de monitorização contínua da glicose e informações de atividades corporais.

Entendendo a tecnologia

A inteligência artificial é um sistema de processamento de dados valiosos e rápidos que reconhece situações repetitivas e gera dados conclusivos dentro da computação cognitiva. Essas informações são compiladas e enviadas a uma nuvem, formando um enorme banco de dados (Big Data), no qual cientistas realizam suas avaliações para indicar o tratamento correto de cada indivíduo.

Um exemplo de aplicação da inteligência artificial é o pâncreas biônico (iLet-Bionic Pancreas), que foi anunciado em 2022 pela New England Journal of Medicine como um sistema de infusão contínua de insulina e automático, conforme o peso da pessoa. Ele ainda não está disponível para a venda, mas promete ser uma solução a longo prazo.

Leia aqui os resultados da pesquisa