Medicina do futuro é esperança de cura e melhorias em tratamentos de saúde
Atualmente, a biotecnologia se divide em cinco segmentos: ambiental, animal, humana, industrial e vegetal. Seus avanços tecnológicos nas áreas de alimentos, dados, meio ambiente e saúde tornam a área cada vez mais inovadora e essencial para todo o mundo.
Na saúde, sua aplicabilidade está no desenvolvimento de medicamentos, terapias, diagnóstico e monitoramento de doenças nas pessoas ou nos animais. Além disso, ela promete tendências em três frentes nos próximos anos!
- Imunoterapia: ao usar o sistema imunológico do próprio corpo para combater enfermidades, os tratamentos ficarão mais eficazes e menos agressivos aos pacientes que já estão fragilizados por sofrerem com doenças, como o câncer.
- Inteligência artificial: um diagnóstico preciso, rápido e objetivo pode ser adquirido com o auxílio desta tecnologia. Ela também é capaz de personalizar os cuidados médicos de pacientes com base em sua genética, fatores ambientais e preferências pessoais.
- Terapia gênica: a introdução de material genético saudável em células doentes para corrigir ou substituir genes defeituosos tem potencial de curar enfermidades hereditárias e genéticas para sempre.
Nosso trabalho diário também faz parte dessa evolução.