Você já ouviu falar sobre o Março Azul-Marinho?
Um dos tons mais escuros da cor azul foi escolhido para conscientizar, em março, a população brasileira sobre os riscos do câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A entidade estipula o surgimento de 41 mil novos casos da doença a cada ano no Brasil. Visando sua prevenção, explicaremos a origem, os sintomas, os fatores de risco e as formas de tratamento nas linhas abaixo.
O câncer colorretal se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no colón e no reto, a região final do trato digestivo. É preciso ficar atento aos sinais do corpo, como anemia, fraqueza, perda de peso, diarreia, constipação, dor abdominal, mudança na cor das fezes e, principalmente, sangramento ao defecar, pois essa doença pode ser assintomática boa parte do tempo.
Os principais fatores de risco incluem:
- Sedentarismo;
- Sobrepeso;
- Dieta pobre em fibras, mas rica em carne vermelha ou alimentos processados, como os embutidos;
- Exposição à radiação;
- Consumo de tabaco ou álcool.
A prevenção é a maior aliada para manter uma vida livre da doença. Procure manter uma alimentação equilibrada, rotina de exercícios e, caso tenha mais de 50 anos ou algum caso na família, consulte o proctologista com regularidade.
De janeiro a dezembro, sua saúde deve ser prioridade!