Episódio 4 – Novas tecnologias no tratamento do diabetes: o presente e o futuro
O BiommCast pode integrar a sua rotina. Pensando nisso, lançamos, em julho, uma série sobre o diabetes, que está disponível no programa VC em Dia, no Spotify.
Na edição passada, explicamos os pontos principais do diabetes. Agora, vamos explorar informações atuais e procedimentos modernos utilizados no controle desta doença.
Segundo o Dr. Marcio Krakauer, a tecnologia avançou nos últimos anos, e existe a possibilidade de utilizar sensores de glicose que não exigem a picada na ponta do dedo. Mas ainda não há acessibilidade devido ao custo elevado do produto.
Por outro lado, atualmente, o SUS oferece aos usuários de insulina de três a quatro testes de glicose, além de lancetas gratuitas para fazer o procedimento.
Como funciona a aplicação da insulina?
A maioria das pessoas acometidas pelo tipo 2 necessita de uma ou duas aplicações por dia. Já quem sofre com o tipo 1, aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil, deve manusear os dois modelos necessários (basal e ação rápida) diversas vezes ao longo do dia.
Além da seringa e da caneta, existe a insulina inalável, composta por cartuchinhos em pó, depositados dentro do inalador. Ela age com rapidez, podendo ser utilizada para a correção dos níveis de glicose entre as refeições ou durante os picos.
Confira o programa completo, apresentado por Marina Machado, com a participação do Dr. Marcio Krakauer, Coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Telemedicina da Sociedade Brasileira de Diabetes.