Exemplos de autocuidado para se inspirar
Nos primeiros dias de 2024, perguntamos à colaboradora Ivanessa Santos, Coordenadora de FP&A, o que ela faz para manter a saúde. Confira!
“Se olharmos no dicionário, aprendemos que ‘saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença’. Logo, começo dizendo que, para ser uma pessoa saudável, eu precisei aprender sobre o que é saúde e entender que meu corpo é como um tripé composto por físico, alma e espírito. Se uma dessas ‘pernas’ faltar, o tripé não se manterá em pé!”
Saúde física
“Minha receita pessoal é dieta balanceada e atividade física, mas isso só aconteceu após eu ter aprendido a olhar para os exercícios como uma necessidade primária, sendo que, o mesmo compromisso diário que tenho com o trabalho eu levo para a rotina de exercícios.”
Saúde mental
“Para que a prática da atividade física aconteça com ainda mais regularidade, cuido da mente, buscando atividades que me tragam paz e relaxamento: faço trilhas e passeios na natureza, me conectando com a minha essência, fugindo um pouco da rotina de tarefas e focando nas belezas que há em cachoeiras. Além disso, eu pratico meu hobby de escrever textos sobre reflexões, poemas e poesias.”
Saúde espiritual
“Cuido do meu espírito alimentando a minha fé e me aproximando de Deus. Sou cristã, faço parte de uma célula (grupo de encontro para estudo bíblico e comunhão) e vou à igreja exercitar a gratidão.”
Nós também conversamos com Francisco Freitas, Diretor de Operações, sobre o que ele faz para estar com a saúde em dia.
“Ao longo dos anos, minha saúde é o equilíbrio entre físico, mente, trabalho, família e lazer com um pouco de sorte do metabolismo e sistema imunológico. De forma prática, sigo uma rotina regular:
- tenho uma alimentação saudável, sem excessos e sem privações, comendo de tudo, mas em pouca quantidade;
- pratiquei futebol, ciclismo e karatê na juventude, mas atualmente, faço musculação três vezes por semana;
- realizo check-up anual com consultas regulares ao dentista e oftalmologista;
- mantenho atividades culturais e de lazer, como leitura, cinema, shows, viagens e, principalmente, música, na qual me reúno com uns amigos, a Engenharia do Samba, e tocamos juntos desde a época da universidade;
- estou sempre estudando ou me capacitando em áreas novas;
- sou feliz no meu casamento, no meu trabalho e no meu círculo de amizades.”
O resultado de toda essa rotina não poderia ser diferente!
“Estou sempre ocupado com estudos, trabalho, família, amigos e lazer. Não tomo nenhum medicamento, não sofro com doenças crônicas comuns a idade e estou sempre bem-disposto. Como diz o meme da internet: ‘é só falar bora, que eu boro’.”