Vamos cuidar da saúde dos pequenos?
Neste mês, celebramos o Dia das Crianças. O simbolismo da data intensificou o olhar para a vida, a saúde, os hábitos e os sentimentos das crianças e dos adolescentes, que pouco a pouco retornam à normalidade após dois anos de pandemia.
Mas um estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, nos Estados Unidos, trouxe um alerta sobre a relação entre o coronavírus e os fatores de risco para diabetes tipo 2 em pacientes dessa faixa etária.
A pesquisa divulgada pela revista científica Diabetes responsabilizou o isolamento social por limitar a prática regular de exercícios e promover comportamentos prejudiciais, como o consumo excessivo de alimentos industrializados, distúrbios do sono e pouca ingestão de água.
Ao analisar prontuários de admissão por diabetes tipo 2, de março a dezembro de 2019 e no mesmo período em 2020, em um hospital infantil, o estudo demonstrou um aumento de casos no auge da transmissão do coronavírus: em 2019, a hospitalização foi de 8 registros em 2.964, representando 0,27% dos casos, enquanto que em 2020 aconteceram 17 em 2.729, o que representa 0,62%.
Embora o avanço da vacinação esteja possibilitando uma rotina repleta de bons hábitos para crianças e jovens, é importante lembrar que a obesidade infantil é uma das principais causas do surgimento de diabetes. Por isso, inclua frutas, verduras e legumes nas refeições, estimule brincadeiras ao ar livre e procure o médico mediatamente caso apareça algum sintoma.